Comunicações 2022

 


14/12/22 14H CLÁSSICOS

Anderson Santos de Sousa (UNIFESP-Guarulhos) | Kaguya-hime e a representação do feminino na literatura do Período Heian

Resumo: O Conto do Cortador de Bambu, a mais antiga ficção em prosa japonesa, narra a história da bela Kaguya-hime, uma princesa lunar encontrada dentro de uma vara de bambu por um velho cortador. Quando atinge a maioridade, sua beleza encanta cinco nobres. Para se livrar deles, ela condiciona sua mão àquele que lhe presentear com um objeto fantástico. A partir de então o conto descreve as jornadas dos pretendentes em busca dos artefatos, a fixação do imperador japonês por Kaguya-hime e o seu retorno à lua. O caráter fantasioso do conto pode, a princípio, ser considerado um obstáculo para sua análise. No entanto, a forma particular com que conceitos filosóficos confucionistas de Mandato do céu e de Piedade filial são apresentados sugere que sua fantasia comunica o caráter repressivo da submissão feminina ao masculino e aponta para um novo tipo de organização entre os gêneros. 

Rafael Bonavina Ribeiro (FFLCH/USP) | Conversas ao pé da piêtchka: um conto infantojuvenil de Ivan Gontcharóv

Resumo: A comunicação busca apresentar o conto infantil “Dois casos da vida náutica”, de Ivan Gontcharóv, principalmente quanto à inserção na vida e obra desse autor. Para isso serão discutidos alguns aspectos estéticos específicos desse conto, bem como outros traços recorrentes na poética gontcharoviana, como a “deflação” descrita por Milton Ehre (1974) em seu estudo sobre Oblómov, mas que pode ser compreendido como um procedimento central para toda a obra do escritor russo. 


14/12/22 15H MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS

Fabiola Notari (Instituto Angelim) | "Brincando de Escritor": como dar uma oficina literária infantojuvenil? (Tarakã, o bigodudo)

Resumo: A comunicação apresentará a metodologia adotada na oficina “Brincando de Escritor: Tarakã, o bigodudo”, com base em conto de Kornei Tchukóvski (para participantes de 8 a 12 anos), de modo que educadores possam orientar jovens (alunos) durante o evento ou aplicar os conceitos em novas oficinas literárias. 

Luisa Setton (PUC-SP) e Rebecca Seiko Moreira Iyama (FFLCH/USP) | Imagem, palavras e corpo: mediação e composição no livro-ilustrado e livro-imagem

Resumo: A apresentação visa investigar o livro-ilustrado e livro-imagem, sua composição e sua mediação, sob o olhar aos trabalhos multimodais que nascem na contemporaneidade. Para tanto, as análises de aspectos formais e constitutivos das manifestações internas ao texto, verbal e visual, serão esmiuçadas na finalidade de um suporte consistente para tais processos interativos. Como corpus, reunimos a investigação de alguns títulos de livros-ilustrados e livros-imagens, bem como a amostragem de algumas práticas de mediação de leitura. Com efeito, trabalhos da crítica literária para o livro da infância nos servem de base para tais exames (BAJOUR, 2012; 2016) (NIKOLAJEVA; SCOTT, 2006), (SALISBURY; STYLES, 2013). O nosso trabalho propõe compreender como tais obras entrelaçam formas rizomáticas de composição e interação com o seu público das imagens e palavras até o corpo do leitor.

Duração de cada exposição: 20 min | Sala 266, Prédio de Letras (USP)


Conheça os Palestrantes.




Comentários